VIAGEM AO "INTERIOR" DE MOÇAMBIQUE julho 2013

Clique aqui e veja o filme: Viagem Curto Prazo MIAF

Viagem missionária com a equipe de julho de 2013 para Espungabeira
- Por que vocês vão à África, se há tanto trabalho aqui no Brasil? 
Você também já se fez essa pergunta? A resposta é simples: "você está aqui, então faça o trabalho
aqui!".
Por que a África? Não é possível relatar em palavras nem em imagens a urgência de missionários em certos lugares. A aldeia "Mkumba" é um destes lugares onde a presença de missionários é urgente. Há poucos missionários com um campo imenso para ser "arado". O trabalho de uma equipe por 2 semanas é como uma injeção de ânimo aos missionários que ali estão. É também um trabalho de grande valor para o povo. 
- O que fizemos lá?
Fomos em 9 pessoas: 4 de Timbó-SC, uma de Fortaleza, 4 de S.Paulo e uma carioca. Uma "salada mista"....porém, deu certo. Construímos um poço, ministramos para mulheres e crianças, e evangelizamos. Os diálogos com os homens da aldeia foram travadas durante a construção do poço. Para o povo "Ndau" foi de grande bênção. Foram dias de festa que eles com certeza nunca esquecerão. Para nós, tempo de aprendizado e, talvez, bênção maior ainda.
- Aldeia Jambe
Considero um grande privilégio visitar uma aldeia que fica no meio do nada, sem acesso de estrada ou mesmo alguma picada. Nunca antes presenciei a abertura de acessos com o próprio carro. Foram quase 6 horas de viagem até lá. A maior expectativa nossa, porém, é poder participar de um trabalho pioneiro: numa aldeia não evangelizada. Onde o animismo (curandeirismo e feitiçaria) ainda era a única forma de religiosidade. Jesus não era conhecido. Apesar de já terem ouvido, mas
não o conheciam como Salvador.
Lá chegando, fomos recebidos com danças e cantorias. O chefe da aldeia, muito feliz exclamou: "Agora acredito que Deus existe!" Uma frase de valor profundo. Nossa estadia curta ali foi bem mais difícil: sem água, sem banho...mas a alegria foi dobrada quando presenciamos a conversão do chefe e de mais pessoas da tribo: 16 ao todo. Os objetos de feitiçaria foram queimados e uma nova igreja nasceu. No lugar do embrulho enfeitiçado pregado na árvore, foi pregada uma cruz, como símbolo de que Jesus agora é o Senhor desse lugar.

Espungabera 
Nas montanhas da fronteira com o Zimbabwe, situa-se uma pequena cidade, quase um vilarejo, Espungabera. Ali os missionários têm suas casas. Muito trabalho também há ali...com o índice de HIV quase 100%, há um pequeno hospital onde "falta tudo", inclusive médicos. Graças a Deus um missionário médico, (que deixou seu lar nos EUA levando a esposa grávida e três filhos pequenos) chegou para ajudar. Porém, ainda é bem difícil o trabalho por falta de recursos.
Cecília é uma missionária brasileira que recebeu uma missão de Deus: "apascentar a nova geração": crianças. Com afinco ela ensina a Palavra de Deus e cuida da saúde das crianças. Trabalha duro na sua roça, de onde ela tira o alimento para a nutrição delas. Além disso construiu salas onde reúne as crianças para a escola dominical.

Beira
Após duas semanas a equipe voltou. Eu, pessoalmente, fui à Beira, onde passei mais duas semanas. Ali tive a oportunidade de reencontrar meus amigos queridos, incluindo muitas crianças. Cada dia recebia a visita de muitas pessoas, pequenos e grandes. A casa não ficava vazia. Aproveitei cada minuto. Tive a oportunidade de realizar vários programas com as crianças e uma mini-reciclagem com os professores de Escola Dominical no IBS. Uma das maiores razões foi passar um tempo com a família de “Didi”, minha xará africana. Participei de mais um aniversário de Didi, de 6 aninhos.

Vamos orar
Você pode abraçar esse ministério conosco orando pelos motivos abaixo:
- CRIANÇAS DA ALDEIA MKUMBA - a maioria não estuda por dois motivos principais: o trabalho para o sustento e os perigos no caminho longo até a escola. A pobreza é muito grande. No inverno o frio chega a 0° e a falta de roupas adequadas é grande. Na época da fome, de outubro à fevereiro, as crianças são as que mais sofrem, por isso a falta de saúde e a desnutrição são enormes. 

- MULHERES DA ALDEIA MKUMBA - são tratadas como "escravas" dos homens. Geralmente os homens possuem mais de duas mulheres. Todo o trabalho braçal e a educação de filhos está sobre elas. Sofrem de elevada falta de auto-estima e desvalorização.  

- ALDEIA JAMBE - ore pelas 16 pessoas que entregaram suas vidas a Cristo. Ore pelo chefe, o senhor Antonio e sua família. Ore pelas crianças. Algumas delas são:
Luiza, Domingos, Linda, Julieta, Rosalina, Isaja, Frederico, Matheus, Sara, Elisa, Evelina, Timóteo, Cristina, Amelia, e outras.

- ESPUNGABERA - Ore pelos missionários Jinx e Dawn, Cecília, Jennifer e o Dr.Russel e sua família (esposa Nikole e 3 filhos - o 4º a caminho). Ore pelas crianças, principalmente as que estão com o vírus HIV. Ore por Dorcas e Meri, irmãs com muitos problemas. Ore pela jovem Izabel que pretende estudar enfermagem para ajudar seu povo. É um desejo nobre e queremos ajudá-la a concretizá-lo. Ore por Cecília e pelos seus planos com sua roça. Que que sua produção possa vingar e aumentar.

- BEIRA – Ore pelas crianças da Beira que tem muitas oportunidades de ouvir a Palavra de Deus e de estudar. Que possam aproveitar essas oportunidades e assim se tornem futuros líderes que façam diferença entre seu povo.
- Ore pelo Instituto Bíblico e pelo professor Mikitaio que prepara líderes de crianças.
- Ore pela família da “Didi” africana.


SE VOCÊ DESEJA DE ALGUMA FORMA AJUDAR FINANCEIRAMENTE, ENTRE EM CONTATO - PODE SER ATRAVÉS DO MEU BLOG OU E-MAIL: didigrigull@gmail.com