EM BUSCA DE COMIDA
Já aconteceu para você que alguém bateu à sua porta pedindo comida? É um acontecimento quase comum em nossas cidades. Imagine aldeias inteiras com centenas de pessoas passando fome. A missionária Cecília precisa atender centenas de pessoas que emigram de suas aldeias em busca de comida. As mais afetadas são as crianças. Ao redor de sua pequena cidade Espungabera-Moçambique-África, a fome inicia em tempo de seca e vai até a próxima chuva. Aproximadamente entre outubro a Janeiro. Vamos orar por estas pessoas, pelas crianças e principalmente por Cecília e seus colegas missionários. Que Deus lhes dê sabedoria para encontrarem soluções. Eles receberam ofertas, Deus seja louvado, mas ainda não é a solução.
EM BUSCA DE SAÚDE
Em Espungabera e região, aproximadamente 90% da população é HIV+. Entre elas, as crianças. O governo oferece o coquetel antirretroviral, mas nem sempre chega até eles, ou não há o suficiente. Sendo assim, as crianças, em especial, vão crescendo sem um tratamento adequado. Oremos por elas.
CHIFRE DA ÁFRICA
Oremos pelo projeto da missionária *Marta (nome alterado) que treina meninas para serem atletas, corredoras. É uma estratégia de evangelismo, e principalmente desenvolve nelas um sentimento de valor. Lembramos que no contexto em que vivem, as meninas não possuem valor nenhum.
Oremos também pelos cursos oferecidos no projeto: culinária, cabeleireiras e informática.
É uma das maiores favelas do planeta. Fica em Nairóbi, no Quenia. As portas ali se abriram para a missionária Angélica Quirino, numa escola, onde ela tem a oportunidade de alcançar alunos, professores e seus familiares. Além do evangelismo, ela tem tentado providenciar o mais necessário: merenda, material escolar etc... Oremos por este ministério.
BEIRA - MOÇAMBIQUE
Continuemos orando pelas crianças de Beira, a "turminha" da missionária Maura, para que o aprendizado na Palavra de Deus possa frutificar.
Oremos também pelos programas do IBS, que reúne mais de 100 crianças todos os domingos à tarde. São as crianças que vivem no bairro mais pobre e mais violento da cidade. Oremos por "Mikitaio", um jovem moçambicano, estudante de medicina, que tem liderado esses programas. Continuemos orando pelas crianças de Beira, a "turminha" da missionária Maura, para que o aprendizado na Palavra de Deus possa frutificar.
Oremos também pela família Santos, pelos filhos Izabelli e Melissa. Pela sua adaptação ao novo país, longe de casa. Que façam novas e boas amizades, que gostem da escola e tenham saúde.
SITUAÇÃO: Mais ou menos 910.000 somalis emigraram para os países vizinhos: Etiópia, Quenia e Djibuti. Ali eles permanecem em campos para refugiados. Principalmente mulheres e crianças chegam a cada dia fugindo da Somália por causa da fome. Quando chegam nos campos, após algumas semanas de caminhada, chegam muito cansadas, desnutridas e doentes. Os campos estão lotados, acima do que podem comportar. A água e a comida são racionados. Banho, nem pensar.
Muitas crianças morrem da falta de nutrição. Há doenças como sarampo, malária e outras epidemias. Muitos médicos chegam de fora para ajudar MSF (Médicos Sem Fronteiras), mas são poucos.
O QUE É UM CAMPO DE REFUGIADOS? É um lugar onde ficam as pessoas que fogem do seu país devido a grandes tragédias, como guerra e fome. Nesses campos eles deveriam permanecer até poderem voltar ao seu país. Mas muitos não voltam nunca mais. Perderam tudo. Nesses campos há água e comida e até escola e trabalho para os adultos. Mas com a situação dos somalis chegando, os campos não conseguem mais atender nem as necessidades básicas. As crianças são as que mais sofrem. Muitas estão morrendo.
.